Nem todos os vinho são feito de uva

VinhedoUma uva para vinho descreve qualquer variedade de uva cultivada para fazer vinho. A outra categoria é a uva de mesa, que é cultivada para ser consumida fresca como outras frutas. Nem todos os vinhos são feitos de uvas. O vinho de arroz (saquê) e o vinho de cevada são bebidas alcoólicas à base de amido, mais semelhantes à cerveja do que ao vinho. Os vinhos de ameixa, groselha preta e sabugueiro são feitos de outras frutas que não uvas. 

Apenas os vinhos produzidos a partir de uvas da vinha atingem o auge de sabor e aroma associados às melhores safras.

O que torna a uva humilde tão especial? A uva é uma fruta que cresce em uma videira lenhosa da família das plantas chamada Vitaceae. Uma safra de uvas é chamada de vinhedo, e o cultivo de uvas para vinho é chamado de viticultura. Esta fruta cresce em cachos ou cachos de até 300 uvas individuais. Cada uva contém uma semente, exceto para certas variedades sem sementes. As variedades de uvas podem variar em cores do preto ao vermelho e ao branco. As uvas podem ser comidas cruas ou processadas para fazer compotas, geleias e sucos. As sementes da uva podem ser esmagadas para fazer óleo de semente de uva e os frutos podem ser fermentados para fazer vinho.

Como começou o processo de transformação da uva em vinho? Provavelmente foi um acidente, assim como muitas dessas descobertas. Imagine uma Cuba ou barril de uvas colhidas que foi esquecido. O fazendeiro voltou algumas semanas depois e provou o líquido aromático no fundo do barril. Este vinho acidental foi possível porque a uva contém a composição perfeita para fermentar naturalmente sem adicionar açúcares extras, enzimas ou aditivos. Depois da primeira degustação do agricultor, pode ter nascido a arte da vinificação.

A categoria de uva que fermenta determinará muito o cheiro, o sabor e o teor de álcool do vinho resultante. Variedades específicas de uvas chamadas varietais tornaram-se associadas ao vinho que produzem… Por exemplo, as uvas Cabernet Sauvignon produzem Bordeaux tinto, enquanto a Borgonha vermelha vem de uvas Pinot Noir. Existem vários híbridos de uvas para vinho, criados para produzir vinhos suficientes para preencher a maior prateleira de vinhos do evento.

A videira produz uma das menores frutas, mas dá origem a um dos maiores negócios à base de frutas do mundo. A versátil uva é encontrada em sucos, geléias, vinhos, óleo de semente de uva e em fruteiras de cozinha. Somente a magia particular da uva para vinho pode produzir uma safra com aroma e sabor perfeitos.